logo RCN
NOTÍCIAS

Governo de SC pede suspensão imediata de decisão judicial sobre o lockdown

  • Murici Balbinot -

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) apresentou nesta terça-feira (16) o recurso contra a decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis que obriga o Executivo a deliberar sobre lockdown e atender às medidas restritivas sugeridas pela área técnica no âmbito do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes).

Segundo a PGE, o juiz Jefferson Zanini, que assina a ação, não considerou as ações que o governo do Estado vem tomando no combate à pandemia como iniciativas de comunicação, de segurança pública, de apoio econômico e de assistência social.

O documento protocolado na manhã desta terça aponta ainda que a decisão interfere, de maneira grave, na ordem pública administrativa, pois determina, sem qualquer base jurídica, segundo a PGE, que um órgão interno da Secretaria de Estado da Saúde (SES) - o Coes -, adquira papel definitivo em relação à crise sanitária. A Procuradoria afirma que o Centro tem caráter consultivo.

A PGE afirma ainda que a determinação para que as decisões sejam tomadas pelo Coes "extrapola os limites do pedido formulado pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública". Além disso, os procuradores alegam que, pelo fato do Estado não ter sido ouvido, não foi oportunizada a apresentação das razões das escolhas que resultaram na edição dos decretos estaduais com restrições nas madrugadas e finais de semana.

"A decisão judicial desenha um cenário equivocado a partir de considerações abstratas, não avaliando as diversas ações que o governo do Estado tem adotado para a estruturação do sistema público de saúde, ampliação de leitos e da capacidade de atendimento, para a testagem e o monitoramento, fiscalização das medidas restritivas, comunicação social, apoio econômico e de assistência social", dizem os procuradores no pedido.(RCN Rede Catarinense de Notícias Adjori SC)

Prefeitura simplifica processos administrativos das Subprefeituras Anterior

Prefeitura simplifica processos administrativos das Subprefeituras

Presidente do TSE sugere debater sistema eleitoral distrital misto Próximo

Presidente do TSE sugere debater sistema eleitoral distrital misto

Deixe seu comentário